Os fluidos hidráulicos mais usados são baseados em óleos minerais tratados com aditivos apropriados. O termo óleo hidráulico é usado para esses óleos de formulação especial. Os requisitos de óleo hidráulico são regulamentados na ISO 6743/4 sob os códigos HL, HM e HV (na Alemanha, os códigos HL, HLP, HVLP são comumente usados de acordo com a norma DIN 51524).
Os óleos HVLP do WIRTGEN GROUP contêm aditivos para maior proteção contra corrosão, resistência ao envelhecimento, redução do desgaste por contato na faixa de fricção mista e para melhoria da relação viscosidade/temperatura (maior índice de viscosidade) e supressão da formação de espuma.
As classes de viscosidade dos óleos hidráulicos
A ISO (Organização Internacional para Padronização) classifica os óleos hidráulicos de acordo com sua viscosidade.
A curva característica do óleo hidráulico multigrau do WIRTGEN GROUP é significativamente mais plana, ou seja, o óleo é menos afetado pelas variações de temperatura. A uma temperatura do óleo de 100°C, pode-se ver claramente que o valor da viscosidade é muito mais estável do que o de um óleo hidráulico HLP padrão. O Hydraulic Oil HVLP 46 WIRTGEN GROUP tem uma viscosidade de 7,9. Em comparação, a viscosidade do óleo hidráulico padrão é de apenas 6,9.
Isso mostra que o óleo multigrau tem uma viscosidade mais alta em altas temperaturas e, portanto, fornece melhor lubrificação do que um óleo padrão. O WIRTGEN GROUP também oferece um óleo hidráulico VG 100 especialmente formulado para uso em temperaturas ambiente predominantemente altas, como as encontradas com frequência em regiões tropicais. Os óleos hidráulicos VG 32 também podem ser adquiridos para uso em regiões com temperaturas ambiente consistentemente baixas.