Viscosidade e temperatura ambiente
Nas operações diárias, uma viscosidade tão constante quanto possível é desejável para garantir uma lubrificação ideal em toda a faixa de temperatura. Os óleos para motor com baixas faixas de viscosidade promovem uma operação sem falhas do motor durante todo o ano sob todos os tipos de condições de operação: desde partidas a frio no inverno até o trabalho em regiões com as temperaturas mais quentes no verão.
Classificação SAE
SAE é a sigla para Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros Automotivos). Uma organização que definiu um conjunto de classificações para óleos.
Para muitos compradores, a classificação SAE (por exemplo, 10W-40) é o critério decisivo quanto à qualidade para a escolha do óleo para motor correto. Deve-se lembrar, entretanto, que as classes de viscosidade SAE não representam demandas de desempenho quanto ao motor ou à caixa de engrenagens, mas simplesmente especificam a viscosidade nas temperaturas de referência padrão.
Por favor, compare também as estipulações dos fabricantes de motores estabelecidas no manual de instruções da sua máquina.